Morning Call 25/05
Bom dia,
Bom dia,
Bom dia,
O mercado financeiro reduziu a projeção para a economia brasileira em 2020, segundo a edição do Focus, do Banco Central, desta segunda-feira (25). A publicação reúne estimativas de mais de 100 instituições financeiras do país.
A estimativa, que na semana passada era de queda de 5,12% do Produto Interno Bruto (PIB), foi alterada para um tombo de 5,89% — reiterando o pessimismo do mercado financeiro em meio à crise do novo coronavírus. Um mês atrás a expectativa quera de baixa de 3,34%.
O Focus também mostra uma redução de estimativa para a inflação medida pelo IPCA, de 1,59% para 1,57%. O dólar deve terminar o ano a R$ 5,40, segundo a compilação do BC. A projeção para a Selic foi mantida em 2,25%.
As bolsas europeias operam com ganhos nesta segunda-feira mesmo com o aumento das tensões entre Estados Unidos e Europa. O impulso vem da expectativa por uma cura para a Covid-19 e os efeitos da reabertura da economia nas principais economias.
A reunião ministerial ocorrida em abril segue concentrando as atenções. O vídeo do encontro teve sua divulgação liberada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após o fechamento do mercado à vista da Bolsa brasileira.
No vídeo, o presidente Jair Bolsonaro trata de um sistema pessoal de informações, o que pode ser encarado como mais um indício de seu desejo de interferir politicamente na Política Federal. No domingo, o presidente divulgou em sua conta no Twitter um trecho da lei de abuso de autoridade, o que foi encarado como uma ameaça ao ministro do STF Celso de Mello, que deu o aval à divulgação do vídeo.
Agenda de hoje segunda-feira está esvaziada devido ao feriado do Memorial Day nos Estados Unidos e o de Primavera no Reino Unido.
No Brasil, será divulgado durante a manhã o índice de confiança do consumidor feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O indicador deverá mostrar como o ânimo dos brasileiros está sendo afetado pela atual pandemia do coronavírus e como isso pode impactar nas perspectivas para o varejo, por exemplo.