01/07 Coronavírus limita ganhos no mercado.

Bom dia,

Marlon Scatolin 01/07/20 às 20:45
01/07 Coronavírus limita ganhos no mercado.

Bom dia,

O ritmo da recuperação econômica é medida hoje pelas divulgações de índices do setor manufatureiro pelo mundo, mas a animação dos investidores esbarra em uma série de fatores de risco.

Na chinesa, os números seguem animando os especialistas e dissolvendo parte da cautela que ainda persiste nos mercados, como a causada pela aprovação da lei de segurança nacional para Hong Kong, que agrava a relação chinesa com os Estados Unidos.

Hoje, a IHS Markit/Caixin divulgou o índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) da China subiu de 50,7 em maio para 51,2 em junho - o maior nível em seis meses -, indicando que o setor manufatureiro segue se expandindo de forma acelerada.

A notícia embalou as bolsas asiáticas, que fecharam majoritariamente em alta, com excessão do Japão e Coreia do Sul.

Na Europa, a economia também dá sinais de avanço, mas o resultado é insuficiente para sustentar as bolsas no campo positivo. O PMI da Alemanha, que subiu para 45,2 em junho, da zona do euro, que passou a 47,4, e do Reino Unido, que avançou de 40,7 em maio para 50,1 em junho, vieram acima das expectativas dos investidores.

O avanço do coronavírus nos Estados Unidos segue inspirando muita cautela, já que pode limitar a retomada da economia. O país registrou 40 mil casos nas últimas 24 horas e alguns estados restabeleceram medidas de isolamento. Agora, os investidores seguem atentos aos dados de emprego e manufatura, que devem ser divulgados nas próximas horas no país.

Enquanto aguardam os novos números, os índices futuros de Nova York operam no vermelho.

O principal índice da Bolsa brasileira fechou o mês de junho com ganhos acumulados de 8,76%. O Ibovespa fechou a última sessão do semestre em baixa de 0,71%, acumulando perdas de 17,8% no ano.

Ontem, o dólar subiu 0,25%, a R$ 5,4402 no a vista, com ganhos acumulados de 35,6% nos últimos seis meses.

Na agenda de hoje temos, indicadores a divulgação dos números da balança comercial brasileira em junho.

Diversos países divulgam as leituras do índice dos gerentes de compras PMI, na sigla em inglês: Brasil 10:00; Estados Unidos 10:45; países europeus divulgaram os números no começo da manhã.

No exterior, o destaque também para a prévia do payroll americano - o relatório de emprego ADP em junho 9:15 e a ata da última reunião do Federal Reserve 15:00, quando o Fed manteve os juros entre 0% e 0,25%. Os analistas irão procurar pistas sobre o futuro dos programas de estímulo.

Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional