Dia de payroll e confronto entre Estados Unidos e China movimentam os mercados.

Investidores assumem uma postura de cautela nesta manhã, após nova ofensiva do presidente Donald Trump contra a China. Trump assinou duas ordens executivas contra os aplicativos chineses TikTok e Wechat . Os aplicativos serão banidos do país em 45 dias caso não sejam adquiridos por ...

Marlon Scatolin 07/08/20 às 11:12
Dia de payroll e confronto entre Estados Unidos e China movimentam os mercados.

Investidores assumem uma postura de cautela nesta manhã, após nova ofensiva do presidente Donald Trump contra a China. Trump assinou duas ordens executivas contra os aplicativos chineses TikTok e Wechat . Os aplicativos serão banidos do país em 45 dias caso não sejam adquiridos por empresas americanas.

O mercado também fica de olho no desenrolar das negociações do novo pacote fiscal nos Estados Unidos. Na agenda do dia, o destaque é o relatório do emprego americano, o payroll. No Brasil, os investidores ficam de olho na inflação oficial, o IPCA.

A nova atuação do Banco Central - que reduziu a taxa de juros para a mínima histórica de 2% e a sinalização de que os juros ficarão em um nível baixo por um bom tempo deu fôlego extra para o Ibovespa nesta quinta-feira.

O principal índice da bolsa brasileira teve alta de 1,29%, e as ishares 0,41%. O dólar também avançou, cotado a R$ 5,34325 1,1% no mercado a vista.

Na mira do Trump, o TikTok, aplicativo que é febre entre adolescentes no mundo todo, é o grande protagonista do novo capítulo das tensões entre Estados Unidos e China.

Ontem, o presidente americano assinou uma ordem executiva impedindo americanos de realizar transações com a ByteDance - dona do TikTok -, a WeChat e sua controladora, a Tecent Holdings, dona de jogos populares como o League of Legends.

A medida entra em vigor em 45 dias. Trump justificou o ato dizendo que os aplicativos são uma ameaça à segurança nacional e econômica. Recentemente, a Microsoft mostrou interesse em adquirir a operação americana do TikTok. Durante a madrugada, as bolsas asiáticas fecharam em baixa.

Em Segundo plano vem o deterioramento das relações sino-americanas, dados que mostram reação da economia foram deixados de lado.

Na China, as exportações tiveram resultado surpreendente - uma expansão de 7,2%, contra 0,1% esperado pelos analistas. AS importações, no entanto, tiveram queda de 1,4% no último mês.

Na Europa, a economia alemã mostrou reação, com as vendas externas e a produção industrial avançando mais do que o esperado.

Além das relações comerciais entre Estados Unidos e China, os investidores também monitoram as negociações do novo pacote fiscal nos EUA. No momento, há um impasse entre republicanos e democratas. Segundo Steven Mnuchin, secretário do Tesouro, a questão deve ser resolvida nesta sexta-feira.

Expectativa também para o relatório de emprego americano, o payroll, que será divulgado hoje. A expectativa é que 1,5 milhões de vagas tenham sido criadas.

Refletindo o noticiário negativo e no aguardo de novidades, as bolsas europeias operam em queda. Em Wall Street, os índices futuros amanhecem no vermelho.

Na agenda de hoje no Brasil, o destaque do dia é o número da inflação oficial, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho. 9:00. A expectativa dos analistas é que o um avanço de 0,36%.

No exterior, o destaque é o relatório de emprego dos Estados Unidos, o payroll.

Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional