Dark Pool - Tudo o que você precisa saber

Dark pool é um local privado para negociação de títulos, derivativos e outros instrumentos financeiros. A liquidez nesses mercados é chamada de liquidez do dark pool.

Aires Andrade 11/01/22 às 18:18
Dark Pool - Tudo o que você precisa saber

As dark pools permitem que investidores institucionais  negociem no mercado sem exposição até que a negociação tenha sido executada e relatada. São um sistema de negociação alternativo que dá a certos investidores a oportunidade de fazer grandes negociações sem revelar publicamente suas intenções no book.

 

Entenda:

O dark pool surgiu da década de 80, quando a Securities and Exchange Commision (SEC) - CVM norte americada - permitiu que as corretoras transacionassem grandes lotes de ações. Em resumo, os dark pools podem estar em qualquer lugar, como grandes empresas e não necessariamente em bancos ou exchanges, o que deixa, inclusive, a negociação mais barata. A Bloomberg LP, por exemplo, possui o dark pool Bloomberg tradebook.

Os dark pools foram usados inicialmente por investidores institucionais, com lotes acima da média do mercado, mas hoje, devido a liquidez global nos mercados terem diminuido, os lotes negociados em dark pool também diminuiram.

A principal vantagem da negociação em dark pool é que os investidores institucionais podem fazê-lo sem se expor no book de ofertas. Isso evita uma forte desvalorização dos preços, front running e slippage nas operações.

Com o avanço da tecnologia, os sistemas de negociação de alta frequência (HFT) passaram a dominar o volume diário de negociação. Isso permite que investidores institucionais negociem grandes lotes em pouco tempo, diluindo a ordem no mercado. Se a ordem for maior que o mercado consegue absorver, essas ordem passam a ser negociadas via dark pool.

Embora consideradas legais, as dark pools são capazes de operar com pouca transparência. Assim como os HFTs tem uma vantagem injusta na negociação de ativos, o mesmo acontece com o dark pool e pode gerar conflito de interesses.

 

Aonde encontrar dark pools?

Existem vários tipos diferentes de dark pools: exchanges, corretoras como a MS pool do Morgan Stanley e a Sigma X do Goldman Sachs, bolsas independentes que oferecem negociação privada a seus clientes, mercados de cambio privados operados por bolsas públicas como a Euronext, da Bolsa de Valores de Nova York.

Quer saber mais sobre os dark pools? Estamos ao vivo todos os dias no nosso canal do youtube as 8:45 operando e tirando dúvidas!

Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional