Morning Call 19/03

Bom dia,

Marlon Scatolin 19/03/20 às 09:01
Morning Call 19/03

Bom dia,

Ontem foi dia do corte dos juros como já era esperado. O Copom (Comitê de Política Monetária) realmente tomou a decisão unânime de renovar a mínima histórica da taxa Selic e cortou 0,50 pontos reduzindo a taxa para 3,75%.

A justificativa deles foi com os problemas que o coronavírus trouxe, mas não deixaram de destacar os impactos fiscais que essa medida pode ter.

Agora realmente o ciclo de corte da taxa Selic parece ter chego ao fim, o Banco central pedindo cautela na condução da política monetária. Mas não temos a certeza ainda disso, a curva DI já precifica em 30% a probabilidade de um novo corte em maio. Os cortes das taxas custam a trazer algum efeito real de animação para a economia, esses cortes podem ser contraproducentes.

Ainda falando do coronavírus, sobre o impacto que essa doença vem causando na economia global. Mesmo os governos anunciando uma série de esforços e medidas com estímulos, os investidores ainda seguem apreensivos e custam a retornar aos ativos mais arriscados. O Banco da Europa lançou ontem um novo programa de compra de ativos, de 750 bilhões de euros, seguindo o mesmo passo do Federal Reserve.

Dólar subindo cada vez mais fazendo máximas atrás de máximas e ontem chegou a bater no valor de 5.257,50 no mercado futuro, fechando o mercado em uma alta de 1,92%, o Banco central tentou e ofereceu quatro leiloes de linha porém isso não esta sendo o suficiente para conter a alta da moeda norte americana.

Aqui no Brasil ontem faltou pouco para ter o segundo circuit breaker, fechando o dia em uma queda de 10,35%. O presidente Jair Bolsonaro junto com sua equipe econômica anunciou medidas que buscam aliviar a economia local e auxiliar os trabalhadores.

- Suspensão temporária do contrato de trabalho, com pagamento de 50% do salário.

- Antecipação de férias, decreto de férias coletivas.

- Permissão para as empresas reduzirem em 50% a jornada de trabalho.

- Suspensão do recolhimento do FGTS.

- Apoio de R$200 per capita para trabalhadores informais.

As empresas aéreas e de turismos são as mais afetadas durante essa crise, o governo criou uma MP que permite o atraso na devolução do dinheiro das passagens canceladas, para aliviar essas companhias.

E hoje no inicio da manhã os índices futuros das bolsas de Nova York operavam no vermelho com uma queda de 2%, já na Europa os índices operam de forma mista.

Equipe High Trading.

Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional