A Serasa Experian anunciou que o Indicador de Atividade do Comércio apresentou aumento de 2,0% no acumulado de janeiro a dezembro de 2019, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Seguindo a tendência do ano, o crescimento foi impulsionado pelo setor de veículos, motos e peças, que teve alta de 8,4% e pelo segmento de material de construção, este com acréscimo de 4,6%. Na variação mensal - dezembro x novembro 2019 -, o indicador apresentou queda de 0,1%.
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, 'as menores taxas de juros influenciam no acesso ao crédito, o que potencializa o comércio. Além disso, com o 13° salário e os saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, há um aumento pontual da renda da população, que acabou gerando um bom desempenho para os setores', avalia.
O aumento dos rendimentos se refletiu na variação positiva de 3,9% em dezembro, comparado com o mesmo mês do ano anterior. Isso se deve ao melhor desempenho do setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (6,8%), que não costuma estar ligado ao crédito como Veículos ou Materiais de Construção, segundo Rabi. Apenas Combustíveis e Lubrificantes apresentaram queda (-7,2%) em dezembro, mantendo os resultados negativos apresentados ao longo do ano.
Vendas no varejo físico crescem 4,1% no Natal
Dados do Indicador de Atividade do Comércio - Natal mostram que as vendas na semana da data comemorativa (18 a 24 de dezembro) em 2019 registraram alta de 4,1%, comparado com o ano anterior. Este é o segundo maior aumento desde 2014, quando começaram as quedas consecutivas das vendas, ficando atrás apenas de 2017, ano em que houve maior liberação de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
No fim de semana (21 a 23 de dezembro), o aumento foi de 4,7% em todo o país. Já na cidade de São Paulo, entre 18 e 24, a variação foi de 4,7%, enquanto o fim de semana registrou 3,6% de crescimento.
Fonte: Enfoque