Inflação nos Estados Unidos seguem no radar dos investidores

Igor Mena - Tico 26/02/21 às 08:40
Inflação nos Estados Unidos seguem no radar dos investidores

Ontem nem o balanço acima das expectativas da estatal Petrobras conseguiram segurar o ibovespa que seguiu a tendência dos índices de Nova York.

 

Com medo de uma alta da inflação norte-americana os índices mundiais ontem operaram no terreno negativo, isso foi reflexo dos títulos de 10 anos dos treasuries americanos. O grande receio dos investidores é que o Banco central dos Estados Unidos (FED) aumente os juros antes do esperado.

Jerome Powell não conseguiu afastar os temores do mercado afirmando que se for preciso o BC norte-americano vai aumentar a taxa de juros para conter a inflação, essa aversão ao risco fez a Nasdaq cair 3,52% sendo a maior queda desde outubro de 2020.

As bolsas asiáticas fecharam em uma queda expressiva na manhã de hoje, os índices europeus já abriram em queda, temos que analisar dados do PCE (inflação norte americana) que saem hoje pela manhã.

 

Aqui no Brasil tivemos atraso na votação da PEC emergencial e isso complica também nosso cenário por causa do temor em cima do risco fiscal, Paulo Guedes diz que a PEC emergencial é necessária para o pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial, para manter o teto de gastos e a meta fiscal.

 

Tivemos essa semana o dia com maior casos de covid-19, isso mostra que precisamos de urgência nas vacinas. O ministro da saúde assinou contrato para compra de 20 milhoes de doses da vacina indiana Covaxin, porém ainda não foi aprovado pela Anvisa.

 

Na agenda de hoje o IBGE deve divulgar por volta das 9:00 a PNAD contínua, mostrando a taxa de desemprego no trimestre que encerra em dezembro. As 9:30 o BC deve lançar os dados das contas publicas de janeiro deste ano.

 

Nos Estados Unidos os olhos estão voltados todos para o PCE (inflação norte americana) e do núcleo do PCE as 10:30. Esse é o dado mais importante no dia de hoje, tendo em vista a preocupação dos investidores com o juros futuro do país norte-americano.

Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional