Morning Call 26/05

Bom dia,

Marlon Scatolin 26/05/20 às 14:16
Morning Call 26/05

Bom dia,

as notícias de que a empresa americana Novanax irá começar a testar a sua vacina experimental contra a covid-19 em humanos impulsiona os mercados acionários globais na manhã desta terça-feira. A empresa se junta a uma dezena de outras iniciativas que avançam de forma positiva e trazem esperanças renovadas ao mercado para um fim da pandemia causada pelo vírus.

No Brasil, os investidores devem refletir sobre os últimos balanços corporativos divulgados e os números do IPCA-15 de maio

Em dia de feriado nos Estados Unidos - com os negócios fechados em Wall Street -, o Ibovespa teve um dia quase que totalmente focado em questões domésticas. O resultado foi um dia de alívio geral e descompressão, com o principal índice da bolsa avançando mais de 4,25%. O dólar seguiu a mesma tendência e caiu abaixo dos R$ 5,50, após recuo de 2,18%.

Em primeiro plano está a reação do mercado ao vídeo da reunião ministeral do dia 22 de abril. O material foi muito bem recebido pelos investidores, que não identificaram nenhum risco iminente ao presidente Jair Bolsonaro.

O mercado esperava que o vídeo trouxesse informações que pudesse deteriorar ainda mais a relação do governo com o Congresso ou até mesmo a abertura de um processo de impeachment. Com o vídeo liberado, a leitura foi de que o material não foi tão bombástico quanto o previsto, não causando grandes ruídos políticos. O vídeo, somado ao aparente alinhamento entre Bolsonaro, Congresso e governados, abrem espaço para a pacificação em Brasília, com um menor risco político.

Em Brasília, segue também a aproximação do governo com o Centrão, em uma tentativa de criar uma base sólida de apoio na Câmara.

Noticia sobre a selic, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou em uma reunião com representantes de cooperativas que a entidade deve realizar o último corte de juros na reunião de junho. Hoje, a taxa é de 3% ao ano.

A tesourada não deve ser maior que 0,75 ponto percentual, como já havia antecipado a comunicação do BC na última reunião. Os investidores voltaram a precificar a queda de 0,75 ponto nos juros futuros.

O dia começa com os investidores com expectativas renovadas com a possibilidade de uma vacina contra a covid-19. A empresa americana de biotecnologia Novanax informou que irá começar o estudo em humanos de sua vacina experimental e os primeiros resultados estão previstos para julho, se juntando a outra dezena de projetos que avançam pelo mundo e trazem esperanças ao mercado. Já são mais de 5,4 milhões de infectados e 344 mil mortos em todo o mundo.

A notícia impulsiona os mercados globais. Na Ásia, as bolsas ganharam força após a divulgação. Além disso, no Japão, o governo decretou o fim do estado de emergência. As boas notícias amenizam a tensão que tomou conta do mercado após a China ameaçar impor uma nova lei de segurança nacional a Hong Kong, na semana passada.

Na Europa, a tendência por risco também aumentou, pautada nas esperanças de uma nova vacina, enquanto os investidores monitoram uma nova crise política envolvendo um dos principais conselheiros de Boris Johnson, no Reino Unido. Depois da pausa para o feriado, os índices futuros em Nova York apresentam alta firme de quase 2% nesta manhã.

Com o ambiente amplamente positivo, o principal fundo de índice (ETF) brasileiro negociado em Nova York, o EWZ subia mais de 7% no pré-mercado.

Uma 'prévia' da inflação, o IPCA-15 de maio é divulgado às 9 horas.

O Banco Central divulga às 9h30 o saldo da conta-corrente de abril e o número de Investimento Direto no País. Nos Estados Unidos, o dia reserva os números do índice de atividade nacional de abril, confiança do consumidor de maio e a venda de novas moradias também em abril.

Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional