Morning Call 19/06

Bom dia,

Marlon Scatolin 19/06/20 às 13:19
Morning Call 19/06

Bom dia,

Após os Estados Unidos ameaçarem romper relações com a China, o gigante asiático decidiu acelerar a compra de bens agrícolas americanos, cumprindo os termos do acordo comercial firmado em janeiro. A notícia trouxe alívio aos mercados, que operam em alta nesta manhã, mas ainda monitoram uma possível segunda onda nos EUA e China.

No Brasil, a crise política segue em destaque. Os investidores aguardam os desdobramentos da prisão de Fabrício Queiroz para o governo Bolsonaro, que está enfraquecido pelas investigações já em andamento e os atritos com o STF.

Notícias de que o governo chinês planeja acelerar a compra de bens agrícolas americanos, um dos termos do acordo comercial firmado em janeiro, animam os mercados nesta sexta-feira.

Segundo a Bloomberg, a decisão foi tomada após conversas ocorridas no Havaí entre os países nesta semana. Ontem, o clima de tensão havia aumentado entre os países, com o presidente Donald Trump ameaçando até mesmo cortar os laços com o gigante asiático.

Com o sinal de calmaria no campo comercial, os investidores também repercutem a fala do epidemiologista chefe do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, Wu Zunyou. Segundo o especialista, a nova onda de infecções de covid-19 registrada em Pequim está sob controle. A notícia alivia um pouco do temor do mercado de que uma nova onda da doença atrapalhe o processo de retomada econômica. No entanto, os Estados Unidos seguem apresentando uma alta no número de casos em estados que relaxaram as medidas de isolamento.

Na Ásia, os mercados fecharam em alta durante a madrugada. Os índices futuros em Nova York também operam no azul, refletindo as notícias do campo comercial. Na Europa, preocupações com o coronavírus limitam os ganhos, mas as principais bolsas sobem no início da manhã.

Na agenda de hoje temos no Brasil, destaque apenas para os dados da CNI, sobre a indústria 10:00. No exterior, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve participa de evento, às 14:00.

Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional