Equipe de Paulo Guede sofre duas baixas.

Investidores mundo afora monitoram a possibilidade de acordo para um pacote de estímulo econômico nos Estados Unidos, ora com mais, ora com menos pessimismo, os dados de avanço da covid-19, que traz preocupação novamente a países como Espanha e o desenvolvimento de vacinas.

Marlon Scatolin 12/08/20 às 11:30
Equipe de Paulo Guede sofre duas baixas.

Investidores mundo afora monitoram a possibilidade de acordo para um pacote de estímulo econômico nos Estados Unidos, ora com mais, ora com menos pessimismo, os dados de avanço da covid-19, que traz preocupação novamente a países como Espanha e o desenvolvimento de vacinas.

Com isso, os índices na Ásia fecharam sem direção nesta quarta-feira, enquanto as bolsas europeias operam mistas, embora com a maioria delas no verde, mesmo com dados de recuo recorde de 20,4% no PIB do Reino Unido no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores. A interpretação do mercado é de que deve haver mais estímulo por parte do Banco da Inglaterra.

Os futuros dos índices norte-americanos operam em alta, após as bolsas fecharem no vermelho na terça-feira, 11/8. Após o fechamento do mercado ontem, o presidente norte-americano Donald Trump falou que os EUA vão adquirir 100 milhões de doses da vacina experimental da Moderna, que está no momento no último estágio de teste em humanos. O anúncio veio no mesmo dia em que a Rússia divulgou ter feito a primeira vacina contra o Sars-Cov-2.

No mercado interno, os investidores monitoram as movimentações na equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, que sofreu duas importantes baixas. Na noite de terça-feira, pediram demissão o secretário especial de Desestatização e Privatização, Salim Mattar - à frente de um eixo considerado importante pelo mercado - e o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, que defendia uma reforma administrativa ainda neste ano.

A "debandada", como definiu o próprio ministro, de parte importante do eixo economicamente liberal do governo deve azedar os humores no mercado.

Por outro lado, pode pesar positivamente entre investidores o fato de que Guedes se reuniu na noite de terça-feira com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com o líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), para fechar uma frente de defesa da manutenção do teto de gastos. Isso pode trazer mais alívio no mercado quanto à perspectiva da situação fiscal do Brasil.

Ontem, O ibovespa fechou em queda, revertendo a alta na reta final do pregão, com cautela diante do cenário fiscal no Brasil com o fechamento em queda do petróleo, que impacta as ações da Petrobras.

Na agenda de hoje temos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga às 9h os dados de vendas de varejo de junho. A expectativa, medida pela Broadcast, é de alta de 19,80% ante maio. No exterior, os EUA divulgam a inflação ao consumidor de julho.

Na cena política brasileira, reúne-se às 10h a Comissão Mista da Reforma Tributária, que receberá, em audiência pública por videoconferência, o presidente do Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz), Rafael Fonteles.

Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional