Morning Call 21-01

Brasil (Indicadores) ·          Foi divulgado o segundo decêndio do índice geral de preços (IGP-M) do mês de janeiro, apresentando crescimento de 0,57% MoM (7,91% YoY), abaixo das expectativas de mercado, que projetavam crescimento de 0,65% MoM. O dado representa uma forte d...

Jana HT 21/01/20 às 10:42
Morning Call 21-01

Brasil (Indicadores) ·          Foi divulgado o segundo decêndio do índice geral de preços (IGP-M) do mês de janeiro, apresentando crescimento de 0,57% MoM (7,91% YoY), abaixo das expectativas de mercado, que projetavam crescimento de 0,65% MoM. O dado representa uma forte desaceleração frente à leitura de dezembro, que apresentou crescimento de 2,06% MoM.

O principal destaque desta desaceleração é o índice de preços ao produtor, que passou de 2,85% MoM para 0,67% MoM, sobretudo por conta da queda de Produtos Agropecuários, que passou de 6,21% MoM para -0,05% MoM (sobretudo por conta de carnes), e, em menor grau, de Produtos Industriais, que passou de 1,71% MoM para 0,93% MoM.

Brasil (Político) ·          Às 10h o Ministro da Economia participará de um painel em Davos, além de inúmeras reuniões bilaterais. ·         Segundo anúncio da OCDE é possível que a discussão acerca da inclusão do Brasil no grupo se inicie em fevereiro, quando haverá uma reunião do conselho da instituição. Apesar do assunto em questão não estar na pauta da reunião, pode ser incluída.

Estados Unidos ·          O grande destaque desta terça-feira (21) é a leitura de venda de imóveis de dezembro, de forma que o mercado espera crescimento de 1,5% MoM, frente à queda de 1,7% MoM na leitura anterior.

Zona do Euro ·         A pesquisa (ZEW) de expectativas para a economia em janeiro na Zona do Euro apresentou uma leitura de 25,6 pontos, acelerando fortemente em relação à leitura anterior, de 11,2 pontos. Isso reflete, sobretudo, a leitura que a pesquisa faz, também, da Alemanha, de forma que a pesquisa de expectativas para a economia apontou um resultado de 26,7 pontos em janeiro, acima da expectativa de mercado (15,0 pontos) e acima do resultado de dezembro (10,7 pontos). Quando avaliamos o dado de situação corrente, é possível perceber uma melhora também, de forma que a leitura de janeiro apresentou -9,5 pontos, melhor do que a expectativa de mercado (-13,5 pontos) e do que a leitura anterior (-19,9 pontos). ·         O resultado acima do esperado para as expectativas acerca da economia, tanto na Alemanha quanto na Zona do Euro, fizeram com que o euro apresentasse valorização frente ao dólar.

Reino Unido ·         Foi divulgado o dado de desemprego referente ao mês de novembro, com resultado dentro da expectativa de mercado (3,8%), mesmo percentual verificado na medição anterior.

Japão ·         Na madrugada desta terça-feira (21) foi divulgada a decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ), de forma que a instituição optou pela manutenção da taxa de balanços (-0,10%) e da meta de ganhos dos títulos de 10 anos (0,00%), conforme esperado pelo mercado. ·         Segundo o presidente do BoJ, Kuroda, o Banco do Japão, apesar de observar solidez nas vendas de produtos não duráveis e que o consumo não apresenta tendência de queda, ainda persistem em alcançar a meta de inflação estabelecida (2,0%).

Mercados e Commodities ·         As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira, sobretudo com a crescente preocupação com o vírus que vem crescendo na China (coronavirus) e que alimenta a aversão a risco nos mercados da região. As bolsas europeias e os futuros em Nova Iorque apresentam baixa nesta manhã, refletindo, também, as preocupações com o vírus que se espalha na China. ·         Os contratos futuros de petróleo operam em baixa, sustentado, também pela aversão a risco gerada pelo coronavirus.

Fonte: CM Capital e.PLUS

Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional