Volta do feriado - tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos - promete continuar rendendo grandes emoções aos investidores, que seguem de olho na queda do índice Nasdaq nos EUA e das principais empresas do setor de tecnologia.
Ontem, enquanto as bolsas americanas estavam fechadas, os principais índices europeus fecharam no azul. Nesta manhã, no entanto, a volta das negociações em Wall Street pressiona os negócios no velho continente.
O destaque negativo fica mais uma vez com o índice Nasdaq. Na semana passada, após semanas de recorde, o índice que reúne as principais empresas do setor de tecnologia parece ter iniciado um movimento de correção.
A queda fez as cinco maiores empresas do mundo - Apple, Amazon, Microsoft, Google e Facebook - perderem cerca de US$ 392 bilhões em valor de mercado em apenas 5 diaPor volta das 7h40, o índice apresentava queda superior a 2%. O S&P 500 e Dow Jones futuro também recuam.
Durante o feriado prolongado, as tensões entre Estados Unidos e China voltaram a se acirrar. Durante o seu discurso de celebração do Dia do Trabalho, Trump afirmou que quer dissociar as economias dos Estados Unidos e da China e que a medida não traria prejuízos ao país. Além disso, segundo a Reuters, o governo americano também estaria estudando a inclusão da SMIC, uma das maiores fabricantes de chips da China, na lista de restrições a exportações.
Mesmo com o cenário de cautela no front diplomático, as bolsas asiáticas fecharam em alta durante a madrugada.