Morning Call 08/06

Bom dia,

Marlon Scatolin 08/06/20 às 15:34
Morning Call 08/06

Bom dia,

As exportações da China caíram em maio, atingidas pela pandemia de coronavírus que segue derrubando a demanda global. Enquanto isso, uma queda mais acentuada que a esperada nas importações sinalizou pressão crescente sobre fábricas do país.

As leituras de comércio da segunda maior economia do mundo colocam pressão sobre autoridades do país para adotarem mais medidas de estímulo para um setor que é crítico para a renda de mais de 180 milhões de pessoas. O comércio externo representa cerca de um terço da economia da China. As exportações da China em maio caíram 3,3% sobre um ano antes, depois de uma alta surpreendente de 3,5% em abril, segundo dados divulgados ontem. Isso se compara a uma perspectiva de queda de 7% compilada por pesquisa da Reuters.

Os futuros de Nova York operam em alta ainda estimulados pelos melhores dados de emprego divulgados na última sexta-feira, que reforçaram a expectativa de uma recuperação mais rápida da economia. Esse otimismo, no entanto, não foi suficiente para contaminar as Bolsas europeias, que operam em queda.

O pregão é de ganhos para as commodities. Os contratos do petróleo do tipo WTI e do brent sobem após Opep+ decidir neste fim de semana estender as reduções de produção e promover um corte histórico.

O mercado financeiro ampliou a previsão de queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, mostra a edição do boletim Focus, do Banco Central, desta segunda-feira (8). A baixa deve ser de 6,48%.

O desempenho da economia é revisto continuamente pelas instituições financeiras de forma mais pessimista, conforme a crise do novo coronavírus avança.

Na semana passada, a projeção do mercado era de baixa de 6,25% do PIB. Um mês atrás, a expectativa era de queda de 4,11%. A estimativa mais recente do governo federal é de tombo de 4,70%.

Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional