Morning Call 17/06

Bom dia,

Marlon Scatolin 17/06/20 às 12:40
Morning Call 17/06

Bom dia,

O destaque desta quarta-feira, está na divulgação da decisão e do comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom), que acontece depois do fechamento do mercado. Uma nova queda de 0,75 ponto na taxa Selic, para 2,25% já é dada como certa pelos agentes financeiros

Resta saber quais serão os caminhos adotados pelo Banco Central no futuro.

Os investidores brasileiros também ficam atentos e devem repercutir a divulgação dos dados do setor de serviços de abril, que devem apresentar queda acentuada.

No exterior, novos focos de tensão geopolítica - com embate entre China e Índia e as duas Coreias - limitam os ganhos das bolsas europeias e americanas, apresentando uma tendência moderada de alta.

Na terça-feira, dados fortes do varejo dos Estados Unidos ajudaram as bolsas internacionais a fecharem em alta e impulsionaram a bolsa brasileira. A expectativa por forte injeção de liquidez nos mercados - com o novo pacote de compra de títulos de empresas anunciado pelo Fed e a possibilidade de um novo pacote de socorro trilionário do governo americano, também ficaram em primeiro plano

Com isso, o Ibovespa subiu 1,25%, no entanto, o câmbio não seguiu a mesma tendência de alívio, e mostrou o lado cauteloso dos investidores, com a moeda americana fechando o dia em alta de 1,79% no dólar a vista.

Dentre os fatores negativos analisados pelos agentes financeiros está o fechamento das escolas em Pequim - após uma segunda onda de infecções na cidade -, dados fracos do varejo brasileiro e a cautela do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell quanto a velocidade da retomada da economia americana.

Na Ásia, o pregão seguiu a tendência de alta vista em Nova York, mas os ganhos foram limitados pela explosão de focos de tensão geopolítica na região.

O primeiro foco é a disputa entre China e Índia. 20 soldados do exército indiano foram mortos em confronto com tropas chinesas na região do Himalaia - palco de disputa entre os dois países. Nas Coreias, o clima também é de maior cautela. A Coreia do Norte explodiu o escritório que coordenava as relações com a Coreia do Sul. O local estava vazio. As bolsas europeias operam com altas limitadas pelos focos de tensão do mercado. Nos Estados Unidos, os índices futuros seguem o ritmo e apresentam leve alta.

Nesta quarta-feira o IBGE divulga os números do setor de serviços de abril 9:00. A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) será divulgada após o fechamento do mercado.

No exterior, destaque para a apresentação do relatório de política monetária na Câmara pelo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell e o relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) 13:00.

Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional